sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fique por dentro

Michele Deiró

Fundado há 15 anos, o Centro Integrado de Educação e Lazer agrega hoje aproximadamente 120 alunos no total. Como intuito de colocar os professores mais próximos das crianças para tirar dúvidas e acompanhá-las diante das dificuldades que possam surgir em sala de aula, a quantidade média para cada turma é de 10 a 15 alunos. O grupo de funcionários é formado por uma base de 27 profissionais bem distribuídos pelas áreas de atuação ligadas aos comprometimentos dos estudantes recebidos pelo CIEL.


A proposta é fazer com que todos os alunos aprendam e se desenvolvam independente de terem necessidades especiais ou não. O trabalho está fundamentado na capacidade do aprendizado de cada aluno, na maneira como eles estão inseridos na sociedade, acreditando na capacidade de se formarem como cidadãos.


Como uma Escola reconhecida e devidamente registrada ela segue as exigências da Secretaria da Educação sobre as avaliações, notas, conteúdo programático e atividades pedagógicas. Fazendo as adequações necessárias para que de fato a inclusão aconteça. Existem projetos que contemplam as áreas do conhecimento com trabalhos específicos que valorizam toda a capacidade do aluno.





“O objetivo da nossa Escola é desenvolver parcerias para facilitar a vida dos nossos alunos fazendo com que eles se desenvolvam por inteiro, que não sejam diferentes e possam crescer como qualquer outra pessoa, sem preconceito, dentro das mesmas condições de ensino”, declarou a diretora Letícia Dantas.






Uma das principais dificuldades vividas pelo CIEL é a resistência da família no que diz respeito ao contato mais próximo para formar uma parceria verdadeira com a escola. Os pais muitas vezes ficam ausentes na vida acadêmica dos filhos. Deixam de acompanhar as notas, semanas de provas e reuniões, assim o aluno acaba se sentindo solto, sem cobrança. É importante lembrar que qualquer adolescente precisa ser acompanhado, pois desta maneira ele perceberá o amor e a preocupação de seus pais.

São oferecidas ainda atividades extras e opcionais como: judô, capoeira, teatro, dança e arte. Essas apresentações são feitas para outros alunos, funcionários e familiares.

Nenhum comentário: