quinta-feira, 21 de maio de 2009

Educando na diversidade com amor

Julliana Silva

O Centro Integrado de Educação e Lazer (CIEL) é uma entidade particular, que trabalha com inclusão de crianças e adolescentes com ou sem necessidades especiais, como por exemplo: Síndrome de Down, deficiência auditiva e física, limitações psicopedagógicas (dislexia; etc), paralisia cerebral com comprometimento motores, entre outras . É uma escola inclusiva com a proposta pedagógica regular e funciona do grupo 03 (maternal) até a 8ª série, já tendo sido solicitada pelos pais, à inclusão do ensino médio.


Afinal, quando os alunos saem da Escola CIEL é muito difícil encontrar outra que os aceite e esteja preparada para recebê-los, acreditando que a inclusão de fato pode acontecer. Ou seja, contratar um intérprete, não ministrar aulas de costas para a classe, nem mesmo falar rapidamente ou andando, o que impede a compreensão dos alunos portadores de necessidades específicas.

“Inclusão não é apenas aceitar o aluno com comprometimento e induzi-lo a falar, ler lábios, ou fazer outras coisas que eles tenham dificuldade. Ser uma escola inclusiva é falar pode entrar, a escola é sua, nós vamos nos adaptar para te receber”, afirma Káthia Fernanda de Freitas (diretora pedagógica).

O CIEL se disponibiliza a realizar parcerias no intuito de orientar outras escolas para que possam saber como lidar com esses alunos e também oferece reforço a eles no turno oposto ao das aulas, oportunizando psicólogo e fonoaudiólogo como trabalho institucional.


A ex-aluna Vanessa Caroline concluinte da 8ª série estudou no CIEL nove anos e não consegue se acostumar com a idéia de afastar-se dos colegas e professores, ela também diz - através de intérprete - que são muitas as dificuldades para encontrar a escola ideal e inclusiva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu estudo na escola CIEL à 5 anos.
Não tenho deficiência alguma, mas, nem por isso eu nunca critiquei nenhum colega meu, e sinto orgulho de todos os funcionários por assim como eu, aceitar de braços abertos esses meus queridos colegas que tem deficiências.
Pedro Henrique Ribeiro Barreto
5ª série (28/04/08)

Lais disse...

EU tabem estudo na escola ciel mas ha 4 anos estudo la pois e uma escola inclusiva , que esta deposta a me receber toda manha e se eu adoecer estaras sempre desposta para me ajudar e meus melhores colegas achei la os professores faz de tudo para nus ajudar nas materias as festas sao muito legais e tenho muitos amigo que tem deficiencias e eu respeito mto isso...